Renavam 2021 DF: consulta, valor, tabela, como pagar

O Renavam 2021 DF é um código importante para a área do trânsito. Por meio do Renavam 2021 DF, você pode ter acesso às informações do seu veículo.

Os motoristas, ao passar dos anos, se acostumam com as novas siglas que fazem parte do dia a dia de quem tem um veículo, como IPVA 2021, DPVAT,  CRLV e o Renavam, útil em todas as outras siglas anteriores.

Se você está pensando agora em ter um automóvel ou é novo nisso tudo, fique atento ao texto a seguir para entender o que é o Renavam e como consultá-lo no Detran Distrito Federal.

Leia abaixo mais informações sobre e fique por dentro.

O que é o Renavam 2021 DF?

O que é o Renavam?

O Renavam 2021 DF é uma sigla para Registro Nacional de Veículo Automotor, um sistema de registro de todos os veículos automotores a nível nacional. Após fabricados e colocados a venda, todo veículo deve receber essa numeração única.

Além do Renavam, que é puramente o registro do veículo, há também o código Renavam: um número que possibilita que os dados do veículo sejam facilmente encontrados.

Através desse código, é possível identificar informações específicas sobre o veículo tal qual a cor, ano, chassi, modelo e outras pendências, como impostos atrasados, multas etc.

Em carros antigos, o Renavam são 9 dígitos, mas a partir de 2013 passou a ser 11 dígitos. Ele é considerado uma espécie de identidade do veículo.

Mesmo com a troca de proprietário, o número não muda, sendo uma identificação vitalícia. É um código obrigatório em todos os veículos, sejam carros, caminhões, motos e até mesmo veículos rurais.

Para que serve Renavam 2021 DF?

O Renavam 2021 DF é um sistema bastante útil, pois é necessário em vários processos, por ser uma forma de verificar pendências e multas do veículo. Por isso, é usado em compra e venda de carros usados e seminovos, por exemplo, pois é uma forma da pessoa se prevenir de dores de cabeças e surpresas na hora de, de fato, finalizar uma compra.

Outra função muito importante do Renavam é que ele é sempre solicitado para consultas de débitos através do site do Detran.

Por exemplo, para consultar a situação de impostos como IPVA 2021 e licenciamento 2021, normalmente é necessário informar o número de Renavam do veículo. Para multas, também.

O Renavam muda de acordo com o proprietário do veículo?

O Renavam é um código que não muda, mesmo quando há troca de proprietário do veículo. É sempre o número que o veículo recebe ao sair de fábrica. Nele, a primeira informação adicionada é o chassi do veículo.

Por isso, ao vender ou comprar um automóvel, o Renavam será o mesmo, mas algumas informações serão constantemente atualizadas, como a situação dos impostos, cidade, infrações, modificações no automóvel e outras informações.

O sistema do Renavam 2021 DF é constantemente atualizado e integrado com outros departamentos, por isso é necessário essa atualização.

Onde encontrar Renavam 2021 DF?

O número Renavam 2021 DF está presente no documento do carro, isto é, no CRLV.

Logo acima do documento, próximo ao campo do nome, é possível identificar o campo “CÓD. RENAVAM”. Lá, você deve identificar o número com 9 ou 11 dígitos.

Quais consultas podem ser feitas com o Renavam 2021 DF?

Quais consultas podem ser feitas com o Renavam?

O Renavam 2021 DF não é um imposto, ou seja, não há valor a ser pago sobre ele. No entanto, ele é muito usado para a consulta de cobranças como o IPVA e o licenciamento do automóvel, impostos anuais que o proprietário deve pagar.

Para a consulta desses valores, no site oficial do Detran Distrito Federal, é necessário usar o código do Renavam para ter acesso aos valores ou multas ainda em dependência do seu veículo.

Além disso, o Renavam 2021 é usado para consultar várias informações específicas como o ano de fabricação do automóvel, número do chassi, cor original, restrições, furtos, débitos etc.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *