Licenciamento 2021 DF: Consulta, Tabela, Pagamento

O Licenciamento 2021 DF é um dos impostos anuais relacionados aos veículos. Para quem já o conhece, o Licenciamento 2021 DF conta com particularidades, como valores e prazos específicos.

Para quem não sabe, esse documento chamado Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é o único que garante a regularidade do veículo e ilustra que ele está autorizado a circular pela região do Distrito Federal e todas as demais vias públicas.

Caso o condutor não o pague em dia, multas podem ser aplicadas e até mesmo a apreensão do veículo. Isso mesmo! Saiba tudo o que fazer agora para não protagonizar essas constrangedoras situações.

Por que pagar em dia o Licenciamento 2021 DF?

Por que pagar em dia o Licenciamento

Assim como é necessário respeitar as leis e placas de trânsito, efetuar o pagamento Licenciamento 2021 DF é uma contribuição do contribuinte também para a organização e segurança do trânsito local.

Essa importância e urgência se deve ao fato de que todo o processo até o pagamento desse imposto é baseado em avaliações diversas sobre as condições de segurança e normas de emissão de poluentes e ruídos de cada automóvel, o que significa, como você já percebeu, que somente os veículos em bom estado serão liberados para circular sem restrições por ai.

Outra ponto positivo que o Licenciamento 2021 Distrito Federal registra é que o proprietário do veículo também é analisado antes de receber sua guia de pagamento.

Ou seja, o valor que deverá ser pago só será emitido quando todos os débitos anteriores, como multas, IPVA 2021 e DPVAT 2021, forem efetuados – para muitos, essa é uma ótima opção para separar os motoristas responsáveis e prudentes dos que podem, com mais possibilidades, cometerem infrações e erros.

Consulta Licenciamento 2021 DF

Percebeu como estar sempre com esse documento regularizado é tão importante quanto a aprovação e o porte de sua Carteira de Habilitação? Esse tributo é obrigatório e todos os seus benefícios são facilmente visualizados.

E para consultar Licenciamento2021 DF no seu caso, tudo o que você precisa fazer é acessar o site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal e encontrar a opção “consulta de veículos/consulta de débitos”. Feito isso, basta informar corretamente os dados referentes ao número do seu Renavam 2021, a placa do seu veículo e clicar para prosseguir.

Pronto! Após analisar e encontrar os dados relacionados aos números fornecidos por você, em poucos instantes, o próprio sistema se encarregará de exibir na telinha tudo o que você precisa saber sobre o seu próximo pagamento de Licenciamento.

Datas de pagamento Licenciamento 2021 DF

Por que pagar em dia o Licenciamento

Assim como é determinado para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, a tabela de datas para o pagamento do Licenciamento 2021 DF também segue o último número exibido na placa do veículo.

No Distrito Federal, conforme divulgado, placas que terminem com os números 1 ou 2 devem renovar o Licenciamento até o primeiro dia do mês de setembro, enquanto os veículos com as placas terminadas em 3, 4 e 5 terão até o primeiro dia do mês de outubro e os que finalizam com os números 5, 7 e 8, até o primeiro dia do mês novembro e os demais, que terminam com 9 ou 0, até o primeiro dia do mês de dezembro.

Valores e formas de pagamento Licenciamento 2021 DF

O cálculo do IPVA e do Licenciamento 2021 DF é calculado de forma diferente em cada estado brasileiro, por isso, não adianta se assustar ou comemorar com o valor que foi noticiado em outro estado, pois pode ser muito diferente do que será aplicado no Distrito Federal.

Conforme foi previamente anunciado, o valor para o próximo ano, provavelmente, não ultrapassará a faixa de R$150,00, mas, como ainda não foi divulgado oficialmente, esse comportamento numérico pode sofrer alterações.

Já quanto a forma de pagamento, assim como nos anos anteriores, o condutor deverá realizar o pagamento em uma única parcela porque o Distrito Federal não oferece a opção de parcelar o valor.

A melhor alternativa para não ter que enfrentar as penalidades que o atraso do pagamento do Licenciamento pode ocasionar é consultar com antecedência os débitos referentes ao seu veículos e se programar para quitá-los em dia, só assim você poderá seguir dirigindo o seu veículo sem complicação.

Penalidades Licenciamento 2021 DF

[su_list icon=”icon: share-square” icon_color=”#adc10e”]

  • Proibição temporária da circulação do veículo por todas as vias e rodovias do país;
  • Multa de até sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Apreensão temporária ou permanente do automóvel, motocicleta ou veículo automotor.

[/su_list]

Lembrando que essas são as consequências da falta do pagamento do Licenciamento, sendo que IPVA e DPVAT tem outras punições previstas por lei.

Pagamento Licenciamento 2021 DF

Com base na tabela Licenciamento 2021 DF, dentro da data estabelecida pelo Detran, chegou a hora de fazer o pagamento da taxa e estar em dia com o Governo Federal. O primeiro passo é conseguir emitir o boleto, disponível no portal do Detran.

Nessa página, clique em “serviços mais acessados” e depois em “Consultar débito do Veículo”.

Em seguida é só informar seus dados, a placa do veículo e o RENAVAM para verificar sua situação (com multas ou impostos ainda não debitados) e emitir o boleto.

Pagamento Licenciamento 2021 DF

Consulta licenciamento Detran DF

Com a guia em mãos, é bem fácil quitar o tributo.

O pagamento do Licenciamento pode ser feito em agências, caixas eletrônicos, ou ainda pelos apps do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Mercantil do Brasil, Banco Cooperativo do Brasil, Citibank, Itaú e Banco de Brasília.

Pagamento Licenciamento 2021 DF

Além essas opções, o contribuinte também tem a opção de fazer o pagamento nas Casa Lotéricas mais próxima.

Não encontrou alguma informação ou quer tirar uma dúvida sobre o pagamento do Licenciamento 2021 DF?

Nesse caso, você pode entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado, pelo telefone (61) 3120-9800 ou pessoalmente, na SEPS Quadra 706/906, na Asa Sul, Brasília.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *