IPVA 2021 DF: Consulta, Valor, Tabela e Pagamento

O IPVA 2021 DF é obrigatório e anual. O IPVA 2021 DF precisa ser pago por todos aqueles que possuem qualquer tipo de veículo, como moto, carro ou caminhão.

Cada Estado e o Distrito Federal são responsáveis pela cobrança e o cumprimento do IPVA.

Para não perder o prazo, veja a tabela de pagamento IPVA 2021 no Distrito Federal. Saiba onde e como pagar o seu imposto, além de aprender a calcular e consultar o valor do seu automóvel.

Cálculo do IPVA 2021 DF

Apesar de cada Estado possuir valores específicos para o imposto, o cálculo a ser realizado é o mesmo em qualquer local.

Para fazer o pagamento IPVA 2021 DF deve-se ter um planejamento financeiro, não é mesmo? Para que você não seja pego de surpresa e consiga se programar, aprenda a fazer o cálculo:

[su_list icon=”icon: share-square” icon_color=”#adc10e”]

  • Multiplique o valor do seu veículo que consta na tabela FIPE pela alíquota do seu estado.

[/su_list]

A alíquota é uma porcentagem ou valor fixo, utilizado para calcular o valor de determinado produto. Essa taxa é o principal diferencial no valor IPVA 2021 DF, pois ela é bastante variada. Para te ajudar, fizemos uma tabela com os taxas cobradas no Distrito Federal:

[table id=1 /]

Todas as taxas acima estão de acordo com o novo valor da alíquota, que foi reduzido em 0,5% no ano de 2020. Apesar disso, quem adquiriu veículos entre os anos de 2017 e 2019, e obteve isenção, deverá pagar 0,5% a mais até o ano de 2022.

Esse aumento está previso em Lei, para todos aqueles que ganham isenção do IPVA ao comprar veículos zero quilômetro.

Para onde vai o dinheiro do IPVA 2021 DF?

O IPVA 2021 DF é o imposto que incide sobre o valor venal de veículos automotores. Ou seja, todos os carros, motos e outros veículos precisam pagar esse imposto anualmente.

O Departamento de Trânsito (Detran) de cada Estado é o responsável pela cobrança e também fiscalização do mesmo. O valor é definido pela Secretaria da Fazenda de cada Estado, que é responsável pela definição da alíquota do imposto.

O dinheiro arrecadado pelo pagamento IPVA 2021 DF diferente do que muitos pensam, não precisa ser obrigatoriamente utilizado no Departamento de Trânsito. Uma vez que metade do valor fica para a cidade em que o veículo está registrado e a outra metade para o Estado. Ele pode ser aplicado onde for necessário, como na educação ou saúde.

Por ser obrigatório, deixar de pagar o IPVA pode ser um grande problema, já que sem quitá-lo, o proprietário do veículo não consegue fazer o licenciamento obrigatório.

E, sem o licenciamento 2021, o veículo não pode trafegar por vias públicas. Caso seja pego nessa situação, o carro será apreendido e o motorista levará uma multa e alguns pontos na carteira de habilitação.

Valor do IPVA 2021 DF

Para saber o valor IPVA 2021 DF basta multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota divulgada pela Secretaria da Fazenda do DF.

O valor venal pode variar de acordo com o modelo, marca e o ano de fabricação. Para saber quanto o seu veículo vale, consulte a tabela FIPE. Use o valor que encontrar nessa tabela e multiplique pela alíquota para saber o valor do seu imposto.

Para 2021, a alíquota do IPVA DF é essa:

[su_list icon=”icon: share-square” icon_color=”#adc10e”]

  • Veículos de 4 rodas (caminhonetes, automóveis, caminhonetas, utilitários e demais veículos) – 3%;
  • Veículos de 2 ou 3 rodas (ciclomotores, motonetas, motocicletas, quadriciclos e triciclos) – 2%;
  • Tratores, micro-ônibus, caminhões, ônibus e tratores de esteira, de rodas ou mistos – 1%.

[/su_list]

Consulta IPVA 2021 DF

Você pode consultar o valor IPVA 2021 no site da Secretaria de Estado da Fazenda do Distrito Federal (SEFAZ DF). Siga o passo a passo para fazer a consulta:

1- Acesse o site da SEFAZ,

2- Logo na home, procure por “Emissão de Boleto IPVA” e clique nessa opção.

3- Informe o Renavam. Selecione o Ano de exercício (no caso 2021). Selecione a opção “Não sou um robô”.
Como consultar o IPVA

4- Clique em “Consultar”.

Se você tem mais de um veículo, deverá fazer várias consultas. Pois a consulta e a emissão do boleto para pagamento é feita de maneira individual, ou seja, de cada um dos veículos.

O Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é o número que fica no CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Ele é intransferível e cada veículo possui o seu.

Pagamento IPVA 2021 DF

Os boletos não são enviados por correio. Os proprietários podem consultá-lo no site da Secretaria da Fazenda, como no passo a passo acima. O pagamento pode ser feito nos caixas eletrônicos, aplicativos ou casas lotéricas.

O IPVA 2021 DF pode ser pago em cota única, até a data de vencimento da primeira parcela, com 5% de desconto. Mas, o desconto só é válido para veículos que não possuam débitos de exercícios anteriores com a Fazenda Pública.

É possível também usar o valor arrecadado com a Nota Legal para abater no valor total do IPVA 2021.

Outra possibilidade é pagar o IPVA parcelado em até 3x. A parcela não pode ser menor do que R$50,00. O parcelamento é nos meses de janeiro, fevereiro e março. Se o imposto do seu veículo for igual ou menor que R$100,00, será cobrado em uma única cota em fevereiro.

Tabela IPVA 2021 DF

Como consultar o IPVA

Na tabela IPVA 2021 DF consta as datas limites de pagamento de cada imposto. O último dígito da placa é que define a data de vencimento do imposto. A tabela de 2021 ainda não foi divulgada.

Em geral, o pagamento costuma acontecer nos meses de fevereiro, março e abril. O que é diferente são os dias de pagamento, que são definidos através do número final das placas. Por exemplo: os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2 costumam ser os primeiros a pagar, na metade dos meses mencionados acima.

Os donos de veículos com o final da placa em 9 e 0 costumam ser os últimos a realizarem o pagamento do imposto, no final dos meses de fevereiro, março e abril. Apesar das datas não sofrerem variações, procure ficar atento aos noticiários do DF, pois o prazo pode ser prorrogado ou outras alterações podem ocorrer.

Isenção IPVA 2021 DF

Quem tem direito à isenção?

Apesar de muitas pessoas não saberem, é possível estar isento do IPVA 2021 DF. A isenção é para alguns grupos específicos. Veja quem tem direito a esse benefício:

[su_list icon=”icon: share-square” icon_color=”#adc10e”]

  • Donos de Táxis;
  • Pessoas com Deficiência (PCD);
  • Funcionários Estrangeiros de Estados Estrangeiros;
  • Funcionários Estrangeiros de Organismo Internacional.

[/su_list]

Gostou do nosso texto? Compartilhe em suas redes sociais. Todas essas informações sobre o IPVA são muito importantes e todos os proprietários de veículo devem saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *