DPVAT 2021 → Detran DF: Valor, Consulta, Pagamento, Consequências

O seguro DPVAT 2021 é uma taxa anual que deve ser paga por todo proprietário de automóvel. O DPVAT 2021 é importante para todo brasileiro que sofre algum acidente de trânsito.

A seguir, falamos especificamente sobre o DPVAT 2021 do Distrito Federal, com detalhes sobre valores, consulta, pagamento, entre outros.

Confira e saiba tudo sobre o seguro!

DPVAT 2021: O que é e para que serve?

O que é e para que serve o DPVAT?

O DPVAT 2021 se configura como um seguro destinado à indenização de vítimas de acidente de trânsito, com cobertura/reembolso de gastos como despesas médicas, com tratamentos, invalidez e morte.

O seguro é pago anualmente pelo proprietário do veículo e oferece cobertura/indenizações a vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, abrangendo motoristas, passageiros e pedestres.

O DPVAT pode ser acionado por qualquer cidadão envolvido no acidente, funcionando como instrumento de proteção social e financeira, já que cobre valores inerentes ao acidente, evitando gastos exorbitantes.

Para usufruir do seguro DPVAT 2021, o solicitante deve apresentar documentos que comprovem sua situação de vítima no acidente de trânsito.

Após análise da seguradora Líder, que é a responsável por arrecadar e administrar a taxa do seguro, o pagamento da indenização é liberado, se for o caso.

Qual o valor do DPVAT 2021?

Qual o valor do DPVAT 2021 DF Detran

O valor do seguro DPVAT 2021 varia de acordo com o tipo do veículo. De modo geral, motocicletas, motonetas e similares pagam o maior montante. Já automóveis particulares, táxis, carros de aluguel e de aprendizagem pagam menos.

Mas, quais seriam os valores exatos do DPVAT 2021? Eles ainda não foram divulgados, porém quando forem poderão ser verificados no site da Seguradora Líder ou na página de consulta do Detran Distrito Federal.

Consulta DPVAT 2021

A consulta DPVAT 2021 permite conhecer o valor do seguro e seu status. Esse procedimento pode ser realizado online e gratuitamente no site do Detran DF. Veja, a seguir, um passo a passo para efetuá-lo:

1- Acesse a página de consulta do veículo no site do Detran DF,

2- Informe a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), dado que pode ser identificado no canto superior do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.
Consulta DPVAT 2021 DF Detran

3- Clique em “débitos do veículo”,

4- Selecione o item “seguro obrigatório”.

Além de verificar o valor e status do seguro, também é possível emitir a guia de pagamento DPVAT nesse espaço, basta solicitar a impressão diretamente na página. Lembre-se de quitar a taxa dentro do prazo, para garantir proteção em casos de acidentes de trânsito.

Como pagar DPVAT 2021?

O pagamento DPVAT 2021 é feito em instituições financeiras, basta ter a guia de recolhimento do seguro, documento que pode ser obtido na página de consulta de veículo no site do Detran DF.

Se preferir, há uma alternativa para obtenção da guia de pagamento DPVAT, é possível emiti-la no site da Seguradora Líder.

Não há desconto sobre a taxa e a data máxima de pagamento do seguro normalmente corresponde à de quitação do IPVA 2021, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Um detalhe importante: somente bancos credenciados estão liberados para aceitar o pagamento DPVAT 2021, que poderá ser feito no Banco de Brasília, Banco do Brasil (somente via internet banking ou caixa eletrônico), Caixa Econômica Federal e Itaú.

Consequências do não pagamento do DPVAT 2021

Quais as consequências do não pagamento do DPVAT?

Quem não paga o seguro DPVAT 2021 enfrenta dois graves problemas. O imediato é a ausência de proteção caso se envolva em acidentes de trânsito. Neste caso, o motorista assume a responsabilidade por gastos médicos e indenizações pagas para as vítimas, podendo comprometer seriamente seu orçamento.

Além disso, quem não paga o DPVAT não consegue realizar o licenciamento anual, procedimento obrigatório feito para garantir a regularidade do automóvel e emitir um novo CRLV.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir um veículo automotor não licenciado é uma infração gravíssima e o motorista sofre punições mais severas do Detran.

Na prática, isso significa que o motorista recebe 7 pontos na carteira, além de ser multado no valor máximo vigente e pode ter seu veículo guinchado, o que demanda tempo e gastos inesperados para a solução do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *