Detran DF → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

O Detran DF oferece diversos serviços pelo site aos motoristas. É possível realizar consultas de impostos, multas, ver o IPVA e o DPVAT por meio da página do Detran DF.

Além disso, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal também é possível ter acesso ao serviço de licenciamento de veículo e realizar simulados.

Para realizar tais consultas, é preciso ter em mãos o número de Renavam e a placa do seu veículo.

Se você é cidadão da capital do Brasil e ainda tem dúvidas sobre os serviços do Detran, fique com a gente e confira todas as dicas e passo a passos.

Consulta Detran DF

Ao realizar a consulta de veículo Detran DF, você tem acesso às características do carro ou moto, às multas, débitos de licenciamento, IPVA e DPVAT. Se os impostos do seu veículos ainda não foram pagos, você também vai ter acesso aos boleto de pagamento. Basta imprimir e pagar nas agências bancárias conveniadas.

Confira o passo a passo para realizar a consulta:

1- Acesse o site do Detran DF,

2- Role a página um pouco para baixo e pare em Serviços,

3- Vão aparecer três opções: Habilitação, Veículos e Multas/Penalidades,

4- Clique e acesse “Veículos”.
Detran DF → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

5- Em “Serviços on-line”, clique em “Consultar Veículo” ou “Consultar Débito de Veículo”.
Detran DF → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

6- Digite o número da placa (sem espaços) e o Renavam do seu veículo. Clique em “Consultar”.
Detran DF → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

7- Responda a pergunta de segurança e clique em “Consultar” de novo.

Multas Detran DF

Para consultar suas multas, basta seguir os passos acima, mas é bom entender sobre como funciona este tipo de cobrança. As multas no Distrito Federal são processadas por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Através do SNE, você consegue antecipar o pagamento das suas multas e garantir um desconto de até 40%. Todo o procedimento é feito, novamente, no site Detran DF.

Para isso, basta clicar em “2ª via de multa”, preencher todas as informações pedidas e ter os números do Renavam e da placa do seu veículo em mãos.

Após a consulta pela plataforma, você pode imprimir o boleto e realizar o pagamento em agências bancárias ou casas lotéricas, e também pode pagar online, por internet banking.

O Detran DF também possui um aplicativo para Android e iOS, onde você consegue verificar os seus débitos e impostos.

Pesquise por “Detran DF” na loja de aplicativos do seu celular, baixe o app e preencha todos os dados pessoais pedidos. Após isso, faça o login e utilize todas as funcionalidades oferecidas pelo Detran na mão da sua mão.

IPVA Detran DF

O IPVA é um tributo que os motoristas pagam anualmente. Do valor total recolhido, 40% fica para o governo estadual, outros 40% vão para o município que o veículo foi registrado, e, por último, os 20% restantes vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

É muito simples fazer a consulta do IPVA Distrito Federal 2021. Todo o procedimento também é realizado pelo site oficial do Detran DF.

Na plataforma, você tem acesso aos valores, datas e pode até fazer o pagamento do imposto. Veja como é fácil:

1- Acesse o site do Detran DF,

2- Clique na opção “Veículo”.
Detran DF → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

3- Depois, clique em “Consulta”,

4- Logo em seguida, clique em “Consulta débito de veículo”.
Detran DF → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

5- Digite a placa do seu veículo e o Renavam. Clique em “Consultar”.
Detran DF → Consulta, Multas, IPVA, DPVAT, Licenciamento, Simulado

O valor do IPVA DF 2021 varia de acordo com cada veículo. Para calcular o valor do imposto, você vai precisar utilizar a tabela FIPE como base do valor venal do veículo.

Este valor vai ser multiplicado pela alíquota, que varia em cada estado brasileiro.

DPVAT Detran DF

O DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) é um seguro obrigatório, pago todos os anos por motoristas brasileiros que possuem carros e/ou motos.

É um seguro criado em 1974, que tem como objetivo indenizar vítimas de acidentes de trânsito. A seguradora Líder é a responsável pelo DPVAT no Brasil.

É de suma importância que o motorista pague o DPVAT, pois caso ele sofra algum acidente, a seguradora vai cobrir as despesas médicas e indenizações – incluindo casos de morte e invalidez. O pagamento do DPVAT é feito com a primeira parcela do IPVA ou na cota única do imposto.

Caso seu veículo seja isento de IPVA, o seguro para danos pessoais deve ser quitado junto com o licenciamento anual ou com o serviço de emplacamento. A consulta do DPVAT também é feita diretamente do site do Detran DF, seguindo os passos já citados.

Licenciamento Detran DF

Outra taxa muito importante e que deve ser paga todos os anos, de forma obrigatória, pelo motoristas é o licenciamento. Quem não paga o licenciamento sofre várias penalidades, já que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) do veículo é de porte obrigatório, e precisa estar dentro dos conformes.

Mesmo que o motorista tenha quitado o IPVA, se ele não estiver com o CRLV em dia, paga multa de R$53,20, pode ser o veículo apreendido e ainda perde 3 pontos na CNH.

Caso o condutor não esteja com o licenciamento e nem com o IPVA em dia, o valor e os pontos aumentam. A multa passa a ser de R$191,54, ele perde 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e tem o veículo apreendido. Por isso a importância de manter todas as taxas estabelecidas pelo Detran DF em dia. Assim, você evita estresse e pode circular tranquilamente com seu veículo.

Novamente, você terá toda a praticidade que o site do Detran Distrito Federal pode oferecer. Acesse a plataforma, seguindo os passos acima, e consulte se o licenciamento do seu veículo está em dia. Caso não estiver, imprima a guia de pagamento e pago em bancos ou casas lotéricas, e também de forma online, através de internet banking.

Simulado Detran DF

O Detran DF não possui um simulado em seu site oficial, mas se você quer se preparar para a prova teórica da CNH, é bom investir em simulados.

Ao pesquisar pela opções, você terá diversos sites que oferecem provas completas, que vão te ajudar a estudar para o exame.

Os simulados geralmente possuem gabaritos, para que você verifique todas as respostas e não fique em dúvida.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *